POR ONDE COMEÇAR A EMPREENDER?
8 de julho de 2019

Em minha jornada no mundo do empreendimento, pude ver e presenciar muitas histórias de empreendedores visionários, mas também muitos exemplos do que não fazer. Sendo assim, resolvi criar esse texto para esclarecer aquela velha pergunta: por onde começar a empreender?

Empreender é o sonho de muita gente, afinal de contas, ser o próprio chefe e a emoção de levar uma ideia para frente até a sua concretização. E não somente isso, o Brasil, apesar da atual crise econômica e política, existem cerca de 52 milhões de brasileiros envolvidos em alguma atividade empreendedora.

Quer fazer parte desse grupo de pessoas? Bem, vamos agora falar um pouco sobre os primeiros passos que você deve dar para conseguir construir o seu próprio negócio.

PASSO A PASSO PARA COMEÇAR A EMPREENDER

  1. Estude

Isso mesmo, empreender não te livra da carga do melhoramento pessoal, em fato, ele aumenta essa demanda, exigindo que novas habilidade sejam desenvolvidas, como liderança, organização financeira, pensamento voltado a inovação, etc.

E nem só isso, você também precisa estudar bem a sua ideia de negócio, ir a fundo nas especificações do que você deseja oferecer ao seu público-alvo. Após isso, partimos para o próximo passo.

  • Criação do plano de negócios

O plano de negócios nada mais é que um documento bastante esmiuçado a respeito dos objetivos e passos que para que as metas de implementação e fixação de um negócio sejam alcançadas.

É com ele que você poderá seduzir investidores para apostar em sua ideia. Ele:

  • Organiza as ideias do empreendimento;
  • Orienta sobre as metas e objetivos gerais e específicos;
  • Apoia a administração do negócio, etc.

Aqui é interessante que você converse com empreendedores que já se aventuraram pelo segmento que você planeja seguir.

  • Avaliação dos custos

Isso também vai no plano de negócios, contudo merece um tópico dedicado devido à sua importância. 

Antes de começar qualquer empreendimento, você deve se debruçar sobre as finanças do mesmo, especialmente porque os custos de implementação costumam ser altos (na maioria dos negócios, existem as exceções como lojas que somente funcionam no Instagram, por exemplo).

Avalie de onde você poderá tirar o valor inicial do investimento e também a viabilidade econômica do seu negócio.

  • Crie uma rede de relacionamentos

Sabe aquela história que ninguém vai a lugar nenhum sozinho? Bem, isso é especialmente verdade quando o assunto é empreender. Você deve criar um bom networking a fim de conseguir os contatos necessários para que o seu negócio se desenvolva.

Sejam parceiros, amigos bem conectados ou até mesmo a concorrência!

  • Assuma riscos calculados

Há quem diga que o melhor amigo do empreendedor é o seu amor pelo que faz… Isso não está errado, contudo eu gosto mais da versão em que o meu melhor amigo são os dados, eles raramente mentem.

Moral da história: tome decisões estratégicas levando em consideração os dados reais, seja aquele que diz que o seu negócio será um grande sucesso ou que não é economicamente viável.

Com o tempo você desenvolverá a intuição necessária para desenvolver os seus negócios, sabendo identificar excelentes oportunidades mesmo que os dados apontem em outro sentido.

Gostou do texto? Continue acompanhando o blog para mais conteúdo sobre como tirar os seus planos do papel.