IMPORTÂNCIA DE UM CHECKLIST PARA… TUDO
9 de julho de 2019
IMPORTÂNCIA DE UM CHECKLIST PARA... TUDO

Anteriormente já falei um pouco sobre os primeiros passos para empreender. Lá abordei um pouco sobre as condições necessárias para que a sua ideia tenha boas chances frente a um mercado acirradíssimo. 

Hoje falarei sobre minha experiência com os processos de verificação que podem ser implementados em sua empresa. Seja no refinamento dos procedimentos ou mesmo garantindo a qualidade dos mesmos.

Abrir uma empresa não é uma tarefa fácil, mantê-la funcionando é ainda mais difícil, acredite. Contudo, é um trabalho que vale muito a pena e se torna mais fácil se você padronizar as operações. Certamente é algo que fez bastante diferença em minha vida como empreendedor.

Vamos falar um pouco mais sobre como o checklist também pode ajudar a sua empresa?

O QUE É UM CHECKLIST

Cada indivíduo pode ter a própria interpretação do checklist – também conhecido como lista de tarefas ou de controle – sendo assim, vamos padroniza-lo para essa discussão.

O checklist nada mais é que uma lista de itens predeterminados que irá guiar as atitudes de uma pessoa. Isso serve especialmente para padronizar o resultado esperado de um serviço, produto ou tarefas corriqueiras. Importante para qualquer empresa, certo?

Pense no processo de fazer um bolo. Existe uma quantidade correta de elementos que devem ser misturados, em uma determinada ordem, para chegar ao resultado esperado. Com processos empresariais não é muito diferente.

A IMPORTÂNCIA DO CHECKLIST

Esse é um método simples e gratuito de realizar atividades corretamente. Não só padeiros utilizam essa técnica ao produzir os seus bolos, ela pode ser empregada em absolutamente qualquer meio.

Um cirurgião tem um checklist ao performar uma cirurgia, assim como um psicólogo ao realizar uma primeira entrevista com o seu paciente ou mesmo um empresário ao abrir uma empresa.

Dessa forma, um item simples como um checklist pode impedir que gazes sejam esquecidas dentro de um paciente; que um bolo sole ou que uma empresa feche suas portas por não atender todas as demandas do governo.

O QUE ESPERAR DO CHECKLIST?

Em minha experiência como empreendedor cheguei à conclusão que o checklist é realmente um item indispensável. Mas o que exatamente aprendi ao criar e seguir essas listas?

  1. Prevenir erros sérios que seriam facilmente impedidos de outra forma;
  2. O seu texto deve ser direto, sem dupla interpretação e ser o mais curto possível;
  3. O trabalho em time é necessário para que todas as tarefas sejam cumpridas a rigor;
  4. O checklist facilita a comunicação entre os membros da equipe uma vez que deixa determinado o que deve ser feito;
  5. Listas de controle é capaz de assegurar a qualidade de qualquer trabalho, não importa a área ou o profissional;
  6. Não importa a situação, um checklist pode sim melhorar os procedimentos e garantir a qualidade do que está sendo realizado.

É fácil ignorar o checklist ou assegurar que não é necessário, contudo, essa ferramenta realmente contribuiu bastante para o meu dia a dia empreendendo e a recomendo bastante! 

E não sou só eu que penso assim, caso tenha gostado do tema, indico o livro The Checklist Manifesto: How to Get Things Right de Atul Gawande um cirurgião que fala mais sobre essa temática.