EMAIL MARKETING AINDA FUNCIONA?
9 de julho de 2019
EMAIL MARKETING AINDA FUNCIONA?

Se você está começando um novo negócio ou pretende fazer ações de marketing para um já existente, muito provavelmente você se deparou com o email marketing. Nessa hora muitas pessoas que têm a caixa de e-mail cheia de spam se perguntam: e-mail marketing ainda funciona?

Primeiro, preciso deixa claro email marketing não é – de forma alguma – spam e faz parte de inúmeras estratégias de marketing digital que são bastante efetivas! Não somente, é ainda um meio de comunicação muito utilizado, afinal de contas, é um meio mais formal para se apresentar propostas ou mesmo conversar assuntos mais sérios.

Curioso para saber como o email marketing pode ser algo realmente funcional? Vou falar mais sobre isso nesse texto e mesclar um pouco com minha experiência pessoal.

O FIM DO EMAIL MARKETING?

Em um mundo de mensagens instantâneas como no Whatsapp, Facebook, Instagram, etc., o uso de e-mail parece ser algo bastante ultrapassado certo? Bem, não é bem assim.

Uma matéria da UOL afirma que a troca de e-mails tente a crescer, reforçando que as mensagens instantâneas e redes sociais em geral são fracas em formalidade. Sendo assim, muitas pessoas tem e acessam o e-mail constantemente!

Eu, particularmente já trabalhei com franquia e vi muito a utilidade do email que não só carrega uma formalidade, mas também acrescenta um prestígio na informação. Ainda, é uma ferramenta incrível para manter uma relação próxima com os seus clientes ou leads com informações relevantes para o perfil dele.

Mas o e-mail também pode se encaixar na grande armadilha do Spam. Então, vamos falar um pouco sobre como usar essa ferramenta corretamente.

COMO O EMAIL MARKETING PODE SER UMA FERRAMENTA PODEROSA PARA O SEU NEGÓCIO

Nem sempre o email marketing foi visto com bons olhos, contudo, com ferramentas de automação de marketing deixando cada vez mais claro o alcance e efetividade dos esforços publicitários ele voltou a ter o seu papel na estratégia das empresas. 

Hoje, especialmente com o crescimento dos smartphones, ficou muito mais simples abrir um e-mail, podendo ser feito corriqueiramente. Dessa forma, esse também é um fator que potencializa a abertura desses emails.

Contudo, existe um fator que precisa ser – SEMPRE – levado em consideração: a permissão. O seu prospect, lead ou cliente tem que te permitir entrar em contato para que essa não seja uma prática abusiva.

Não somente, a compra de listas de e-mails é o mesmo que jogar dinheiro fora. Principalmente porque para um lead ser qualificado, o mesmo deve ter interesse nos produtos ou serviços oferecidos por você.

Ainda, servidores de envio normalmente se recusam a enviar esse tipo de lista, uma vez que estão cheias de taxas de marcação de spam e erros de entrega, algo que prejudicaria a reputação do mesmo.

Não somente, isso causa uma primeira impressão muito ruim, afinal de contas, como você conseguiu o e-mail dessa pessoa? Ninguém gosta de ser incomodado com e-mails que não só não foram solicitados.

Nesse sentido, é importante se ater somente a aquelas pessoas que consentiram em receber seus e-mails, caso contrário, o marketing pode ter um efeito contrário. 

PORQUE UTILIZAR O E-MAIL MARKETING

Seguem ainda alguns motivos que podem fazer com que dê uma chance ao email marketing:

  • Grande alcance e previsibilidade do mesmo;
  • Pode ser feito de maneira flexível;
  • Tem alto retorno sobre investimento (ROI), já que pode ser até mesmo gratuito;
  • Forma de engajamento de leads;
  • Promove os conteúdos criados pela sua empresa;
  • É uma forma de estimular as vendas, uma vez que grande parte das compras é feita online; etc.

Gostou do texto de hoje? Continue acompanhando o blog para mais informações valiosas para o seu empreendimento.